60 anos do Curso de Biblioteconomia / Abertura do semestre 2024.1  / Dia do Bibliotecário: programação

Data de publicação: 11 de março de 2024. Categoria: Notícias

12 de março, terça-feira

Manhã

• 9h: Entrega dos certificados das melhores monografias de 2022 e, possivelmente, de 2023
  • 9h30 -10h30: Mesa com professores aposentados do curso
  • 10h30: Palestra: Atuação de bibliotecários em periódicos científicos – Maria Andreina Pessoa Silva. (Pós-graduanda em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (UNIASSELVI). Graduada em Biblioteconomia (UFC). Assistente editorial da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará)
  • 11h: abertura para perguntas
  • 11h15: Fala do Centro Acadêmico de Biblioteconomia Ramiz Galvão – Jordana Nogueira dos Santos e Francilania Lima de Sousa

Tarde

• 14h – 14h30: Mesa de abertura:
    – Reitor (prof. Dr. Custódio Almeida)
    – Pró-Reitor de Graduação (prof. Dr. Davi Romero de Vasconcelos)
    – Vice-Diretor do Centro de Humanidades (prof. Dr. Luis Fábio silva Paiva)
    – Chefe do Departamento de Ciências da Informação (profa. Dra. Odete Mayra Mesquita Sales)
    – Coordenador do Curso de Biblioteconomia (prof. Dr. Hamilton Rodrigues Tabosa)
    – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (profa. Dra. Maria Giovanna Guedes Farias)

Convidados de honra:

– representante do Conselho Federal de Biblioteconomia (bibliotecário Fernando Braga)
– presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (bibliotecária Regina Lúcia Freitas Holanda)
– presidente da Associação de Bibliotecários do Estado do Ceará (bibliotecária Lúcia Maria Oliveira da Silva)
– Diretor da Biblioteca Universitária da UFC (bibliotecário Felipe Ferreira da Silva)

• 14h30 – 15h: Palestra: Da estante ao e-learning: integrando competências do bibliotecário ao design instrucional – Maria Mirislene Vasconcelos Ferreira. (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduada em Biblioteconomia pela UFC)
  • 15h – 15h15: abertura para perguntas
  • 15h30 – 16h30 – Conferência: “Ética da Informação, Inteligência Artificial e Plataformas Digitais” – prof. Marco Schneider. (Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP), com pós-doutorado em Estudos Culturais (PACC-UFRJ). Pesquisador titular do Ibict. Professor associado da UFF. Bolsista CNPq e FAPERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ) e em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Coordenador do grupo de pesquisa Perfil-i. Autor dos livros A dialética do gosto: informação, música e política e A Era da Desinformação: pós-verdade, fake-news e outras armadilhas.
  • 16h30 – 17h15 – Lançamento do livro  “A era da desinformação: pós-verdade, fake-news e outras armadilhas”. Lançamento do documentário In(com)formação (prof. Marco Schneider)
  • 17h15 – 17h30 – Debate
  • 17h30 – Descerramento da placa de 60 anos do Curso de Biblioteconomia da UFC + Coffee break