Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso de Biblioteconomia

Área do conteúdo

Orientações gerais sobre estágios

IMPLANTAÇÃO DO MÓDULO DE ESTÁGIOS DO SIGAA

A partir de 2023.1 todos os procedimentos de homologação de estágio obrigatório e não obrigatório deverão ser realizados por meio do SIGAA. Assim sendo, deixará de existir o atendimento por meio de agendamento na Agência de Estágios.

Os orientações sobre os novos procedimentos estão disponíveis em:

https://estagios.ufc.br/pt/duvidas-frequentes/envio-de-documentacao-diretamente-pelo-sigaa/

https://www.youtube.com/watch?v=PPsyJBJNwu8&t=3s

A documentação cadastrada pelos discentes no SIGAA deverá ser aprovada pelo professor orientador e pela Agência de Estágios.

Para cadastrar a documentação de estágio (termo de compromisso /aditivo/ relatório/ rescisão), o estudante deverá preencher as informações no formulário eletrônico do SIGAA e encaminhá-las ao professor orientador (profa. Cynthia Chaves para estágio remunerado e prof. Hamilton Tabosa para estágio obrigatório). O professor orientador deverá analisar a compatibilidade das atividades previstas com o curso no qual o estudante está matriculado. A documentação poderá ser aceita ou devolvida para ajustes.

Após o aceite do professor orientador, o aluno deverá gerar o documento em PDF, obter a assinatura da empresa e realizar o upload do documento no SIGAA.

A partir do upload, a Agência de Estágios fará a análise final das informações e homologará o estágio ou devolverá ao discente para ajustes.

CHOQUE DE HORÁRIO ENTRE ESTÁGIO E DISCIPLINAS

Não é possível ocorrer choque de horário entre o estágio e as disciplinas. 

Os discentes poderão se matricular nas disciplinas que tiverem interesse, independente do horário do estágio. Após a matrícula serão notificados sobre o choque de horário e terão que obrigatoriamente mudar o horário de estágio ou das disciplinas dentro do prazo estabelecido pela Agência de Estágios. Caso esse ajuste não ocorra, o aluno será automaticamente desligado do estágio e a concedente será informada por e-mail sobre o desligamento.

IMPOSSIBILIDADE DE ACÚMULO DE ESTÁGIO REMUNERADO E BOLSAS DA UFC

Informamos que, por questão de ordem legal, não é possível acumular estágios remunerados com bolsas da UFC. Assim, os alunos que possuem bolsa, deverão optar entre a bolsa ou o estágio antes de submeter o Termo de Compromisso de Estágio, uma vez que o próprio SIGAA fará o bloqueio quando isso ocorrer.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

A matrícula no Estágio Obrigatório só será efetivada após o início do semestre, em data informada via SIGAA, desde que o estudante tenha enviado corretamente preenchidos e assinados o Plano de Estágio (assinado também pelo supervisor técnico) e o Termo de Compromisso de Estágio.

A documentação deve ser preenchida com os dados do prof. Hamilton Rodrigues Tabosa (SIAPE 2473330) como orientador. Após a matrícula, será disponibilizada uma lista com o nome do professor orientador de cada estagiário em definitivo, no rodapé desta mesma página.

Para regularizar sua matricula no Estágio Obrigatório, siga os seguintes passos:

1) Verifique se você cumpriu todos os prerrequisitos. Confira o programa da atividade de estágio obrigatório. O aluno deve estar ciente do Regulamento Geral de Estágio nas modalidades Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Biblioteconomia.

2) Busque uma instituição para a realização do estágio. Ver lista de instituições conveniadas. O aluno pode procurar qualquer instituição da lista, segundo sua conveniência, e deve entrar em contato com ela para negociar sua vaga.

Obs.: Caso o estágio obrigatório ocorra na mesma instituição na qual o aluno já realiza estágio remunerado ou trabalha na área de Biblioteconomia,  o aluno deve apresentar o Termo de Compromisso de Estágio, contrato ou carteira da trabalho e declaração das atividades desempenhadas, para que a Coordenação de Estágio avalie se suas atividades na empresa são compatíveis com a atividade de estágio curricular obrigatório, para fins de aproveitamento.

3) Elabore, sob orientação do supervisor técnico (profissional indicado pela empresa para ser seu orientador/supervisor), o Plano de Estágio onde constarão a caracterização da instituição (empresa), do setor, dos serviços prestados e das atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário. O Plano de Estágio deve ser obrigatoriamente assinado pelo orientador técnico e conter os dados de contato dele(a). O Plano de Estágio deve ser enviado para o e-mail do prof. Hamilton Tabosa (hamilton.rt@ufc.br) até a data informada via SIGAA.

4) Orientações para o orientador técnico – você deve enviar esse documento ao seu orientador técnico no início do Estágio.

5) Ao final de cada mês, entregue ao seu professor orientador as frequências mensais, devidamente assinadas pelo supervisor técnico.

6) Em acordo com seu orientador técnico, elabore um projeto para a criação de um produto, serviço ou setor ou um projeto para a melhoria de um produto, serviço ou setor já existente na instituição de estágio. Esse projeto deve ser entregue ao professor orientador dentro do relatório final do estágio, para atribuição de nota.

7) No final do semestre, em data a ser informada via SIGAA, envie para o e-mail do(a) seu professor(a) orientador(a) o Relatório Final do Estágio, relatando as atividades realizadas e as não realizadas (observar o que foi colocado no Plano de Estágio), suas dificuldades (se houver) e as estratégias empregadas para superá-las (se houver) e o desenvolvimento do projeto de criação ou melhoria de produto, serviço ou setor, junto com o Parecer Avaliativo do Orientador Técnico. O PROJETO DE CRIAÇÃO OU MELHORIA DE PRODUTO, SERVIÇO OU SETOR DEVE ESTAR DENTRO DO RELATÓRIO FORMANDO UM ÚNICO DOCUMENTO. Tanto o relatório quanto o parecer avaliativo do orientador técnico só terão validade se estiverem assinados pelo orientador técnico.

CONVÊNIOS

No âmbito da UFC, o início do estágio obrigatório ou não obrigatório deve ser precedido pela formalização de um convênio. 

Orientações para convênios em: https://estagios.ufc.br/pt/convenios/ .

Consulta de convênios vigentes em: https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf.

VAGAS DE ESTÁGIO

As vagas de estágio podem ser acessadas pelos discentes diretamente pelo SIGAA.

A divulgação das oportunidades de estágio podem ser publicadas por meio do link: https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf.

CONTATOS DA AGÊNCIA DE ESTÁGIOS

Contatos: https://estagios.ufc.br/pt/contatos/.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio das perguntas frequentes, disponibilizadas no seguinte link: https://estagios.ufc.br/pt/duvidas-frequentes/

Acessar Ir para o topo