Manifesto da Coordenação do Curso de Biblioteconomia da UFC sobre assédio sexual
Data da publicação: 9 de agosto de 2024 Categoria: NotíciasA Coordenação do Curso de Biblioteconomia da UFC e seu colegiado de professores vêm a público manifestar sua preocupação com os casos de assédio sexual e importunação sexual que têm sido relatados na Universidade.
Constantes relatos sobre assédio sexual requerem um importante debate sobre a necessidade de um ambiente seguro e livre de violência para todos os membros da comunidade acadêmica. Reconhecemos a importância de aprofundar a discussão sobre o conceito de assédio sexual e importunação sexual. É fundamental que todos compreendam as nuances dessas práticas, as ações de prevenção, suas consequências e as formas de combatê-las.
Acreditamos que a prevenção do assédio sexual demanda a promoção de ações de conscientização e educação sobre o tema, tanto para estudantes quanto para servidores (TAEs e professores); o incentivo à denúncia de casos de assédio, garantindo o anonimato e oferecendo suporte às vítimas; a garantia de que as denúncias sejam investigadas de forma rápida e imparcial, aplicando as sanções cabíveis aos responsáveis; bem como o oferecimento de apoio psicológico e jurídico às vítimas.
Reiteramos nosso compromisso em colaborar para a construção de um ambiente acadêmico seguro e respeitoso, onde todos se sintam valorizados e livres de qualquer tipo de violência. A Coordenação e o colegiado do Curso de Biblioteconomia não compactuam com assédios e violências de quaisquer naturezas, vindas de qualquer pessoa, dentro ou fora do campus.
Qualquer tipo de comportamento que cause constrangimento, humilhação ou que viole a integridade física ou psicológica de outra pessoa é inaceitável e deve ser denunciado.
Registro formal da denúncia:
-
- Ouvidoria da UFC: A pessoa que sofreu assédio sexual deve registrar uma denúncia na Ouvidoria da Universidade. Este é o canal adequado para que a instituição tome conhecimento do caso e inicie uma investigação.
- Delegacia Especializada: Além da denúncia interna, o estudante pode registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia especializada em crimes sexuais. Isso garante que as autoridades competentes também investiguem o caso. (Embora não exista uma delegacia específica com o nome “Delegacia Especializada em Crimes Sexuais” em Fortaleza, a Delegacia da Mulher desempenha esse papel, oferecendo um atendimento especializado e humanizado às vítimas).
Convidamos a todos a participarem ativamente dessa luta, denunciando os casos de assédio e trabalhando juntos para erradicar essa prática de nossa comunidade.
Coordenação do Curso de Biblioteconomia da UFC