Português

PRÊMIO DE DISTINÇÃO DE MONOGRAFIA BIBLIOTECÁRIA ARACY FIUZA COSTA – 2019

27 de fevereiro de 2020

CENTRO DE HUMANIDADES
COORDENAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
EDITAL N. 01/2020 – CCB/UFC
PRÊMIO DE DISTINÇÃO DE MONOGRAFIA BIBLIOTECÁRIA ARACY FIUZA COSTA

A Profa. Ma. Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso, Coordenadora em exercício do Curso de Biblioteconomia do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, designada pela Portaria N. 794/2017, de 06 de março de 2017, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no Regulamento do Prêmio de Distinção de Monografia Bibliotecária Aracy Fiuza Costa, aprovado em reunião do colegiado da CCB em 28 de novembro de 2017, torna público o Edital referente à premiação das melhores monografias apresentadas em 2019.1 e 2019.2.

1 DA DISTINÇÃO ACADÊMICA DA MONOGRAFIA

Art. 1º – O Prêmio de Distinção de Monografia Bibliotecária Aracy Fiuza Costa, doravante tratado como Prêmio, que será atribuído conforme o presente Edital e o Regulamento disponível no site da CCB, dedica-se a valorizar o trabalho de pesquisa realizado na monografia como Trabalho de Conclusão de Curso, refletindo o compromisso da Coordenação do Curso com o estímulo à qualidade da educação e formação dos nossos graduandos.

Art. 2º – Concorrerão ao Prêmio, alunos concluintes do Curso de Biblioteconomia da UFC. Será admitida a participação de monografias aprovadas nos semestres 2019.1 e 2019.2.

2 DAS INSCRIÇÕES

Art. 3º – Cada professor(a) orientador(a) encaminhará à CCB um e somente um dos melhores trabalhos monográficos (TCC) apresentados por seus orientandos. Os critérios para indicação das monografias a serem inscritas no concurso são exclusivos de cada professor(a) orientador(a), desde que atendidos os requisitos estabelecidos neste Edital e no já referido Regulamento.

Art. 4º – A inscrição dos trabalhos concorrentes é gratuita e deverá ser feita pelo(a) professor(a) orientador(a), obedecendo aos seguintes requisitos ou procedimentos básicos:

I – os trabalhos deverão ser inéditos, portanto, não publicados;

II – os textos devem ser digitados atendendo às normas da ABNT;

III – é exigida a comprovação da concordância do autor em participar do Concurso, conforme Anexo deste Edital;

IV – as monografias deverão ser enviadas em formato pdf, identificadas apenas pelo título. Devem ser apagadas quaisquer informações referentes ao autor do trabalho, bem como de seu(a) orientador(a), inclusive nos agradecimentos e dedicatórias;

V – o deferimento das inscrições está condicionado à entrega, na CCB, dos seguintes documentos dentro do prazo estabelecido neste Edital:

  • Autorização (impressa ou digitalizada) assinada pelo autor, contendo seu nome e endereço completos, e-mail, telefone para contato e nome do professor orientador, conforme Anexo deste Edital;
  • O arquivo contendo a monografia, que deve ser enviado para o e-mail da secretaria da CCB (secretariaccbufc@gmail.com), obedecendo ao disposto no inciso IV deste artigo.

3 DA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO EXAMINADORA E DO JULGAMENTO DAS MONOGRAFIAS

Art. 5° – A CCB indicará e submeterá à aprovação do Colegiado, três membros para constituírem a Comissão Examinadora, com a finalidade de analisar e atribuir nota às monografias concorrentes. Professores do Curso de Biblioteconomia da UFC que tenham participado da banca avaliadora da apresentação de monografia concorrente, como orientadores ou membros, não poderão compor a Comissão Examinadora do concurso. A Comissão Examinadora julgará o mérito das monografias segundo os critérios constitutivos do seguinte barema:

  • Resumo (nota de 0 a 10)
  • Introdução (nota de 0 a 10)
  • Referencial teórico (nota de 0 a 10)
  • Pertinência e relevância do tema (nota de 0 a 10)
  • Metodologia (nota de 0 a 10)
  • Análise dos resultados (nota de 0 a 10)
  • Considerações finais ou conclusões (nota de 0 a 10)
  • Ortografia e gramática (nota de 0 a 10)
  • Normalização de acordo com o Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC (nota de 0 a 10)

Art. 6º – A Comissão Examinadora, respeitando a pontuação de cada trabalho de acordo com os critérios estabelecidos, não se obrigará a indicar à premiação alguma ou algumas das monografias analisadas e julgadas, fazendo-o apenas quando estiverem convencidos da boa qualidade e mérito dos trabalhos. As decisões da Comissão Examinadora são definitivas e irrecorríveis.

4 DA PREMIAÇÃO

Art. 7º – Os autores das 3 (três) monografias classificadas em 1º, 2º e 3º lugares (se houver indicação pela Comissão Examinadora) receberão um Certificado referente ao Prêmio de Distinção de Monografia Bibliotecária Aracy Fiuza Costa, em cerimônia a ser programada pela CCB por ocasião da abertura do semestre letivo 2020.2, em sessão pública, em data, hora e local a serem anunciados previamente por e-mail aos autores e orientadores(as) das monografias premiadas, bem como publicamente por meio do site da CCB (www.biblioteconomia.ufc.br), da página da CCB no Facebook (@coordbiblio) e do perfil da CCB no Instagram (@biblio.ufc).

Art. 8º – Serão premiados com Certificados os(as) professores(as) orientadores(as) das monografias classificadas nos três primeiros lugares.

5 DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 9º – A inscrição das monografias implica a total aceitação e adesão a este Edital e ao referido Regulamento, por parte dos(as) candidatos(as) e dos(as) respectivos(as) orientadores(as). A inobservância de quaisquer dos dispositivos deste Edital e do citado Regulamento acarretará a imediata desclassificação da monografia inscrita.

Art. 10 – Os casos omissos serão analisados e decididos soberanamente pelo Colegiado da CCB.

6 DO CRONOGRAMA DO CONCURSO

Período de inscrições das monografias 27/02 a 11 de março de 2020
Resultado das inscrições deferidas no site da CCB 12 de março de 2020
Prazo para recursos 13 de março de 2020
Resposta aos recursos 14 de março de 2020
Avaliação das monografias pela Comissão Examinadora 16 de março a 30 de abril de 2020
Homologação do resultado no colegiado da CCB maio de 2020
Divulgação do resultado maio de 2020
Cerimônia de entrega do Prêmio 04 de agosto de 2020 (previsão)

 

Fortaleza(CE), 27 de fevereiro de 2020.
Profa. Ma. Cyntia Chaves de Carvalho Gomes Cardoso
Coordenadora em exercício do Curso de Biblioteconomia da UFC