Atenção ingressantes do Curso de Biblioteconomia 2022

Data de publicação: 8 de março de 2022. Categoria: Notícias

Primeiramente damos as boas-vindas aos Calouros!

Entendemos que esse primeiro momento é de muita expectativa e também é totalmente natural o surgimento de muitas dúvidas, principalmente no que se refere aos primeiros momentos como ingressantes na universidade e aqueles decorrentes da vida acadêmica. O resultado disso é uma enxurrada de mensagens em nossos canais, principalmente o whats app. Assim, a fim de facilitar esse processo e tranquilizar esse público, trazemos nesse post algumas informações e datas  importantes, bem como alguns links que poderão ser úteis.

Sobre o atendimento da Coordenação

A Coordenação do Curso de Biblioteconomia é composta por um Coordenador (prof. Hamilton Tabosa)  e uma secretária (Fábia Nascimento) e funciona no segundo andar do Bloco Ícaro de Sousa, no Centro de Humanidades II.

O atendimento na secretaria continuará remoto enquanto durar a Pandemia e o trabalho remoto for assegurado pela Instrução Normativa do Ministério do Planejamento No. 90/2021. Ela assegura que pessoas com comorbidade, no caso esta secretária, continuem em trabalho remoto, conforme Protocolo de Biossegurança. Quando o atendimento voltar ao presencial informaremos via SIGAA.

Canais para atendimento: whats app da secretaria 33667701, e-mail da secretaria secretariaccbufc@gmail.com e e-mail do coordenador ccb@ufc.br

Quanto às aulas, a programação é que seja presencial, conforme notícia publicada no site da UFC .

Sobre a confirmação de matrícula

Todas as informações estão no site do SISU NA UFC, inclusive um cronograma com as datas de confirmação de matrícula. Visitem o link.

O Cronograma do Sisu 2022 na Universidade Federal do Ceará segue as seguintes datas:

03 e 04 de março – Solicitação de Matrícula e envio de documentação pelo candidato
08 de março – Regularização de documentos básicos indeferidos
10 de março – Resultado Final da análise da documentação básica
18 a 22 de março – Análise de documentos de cotas
23 de março – Regularização de documentos de cotas indeferidos
23 e 24 de março – Reanálise de documentos de cotas após regularização
25 de março – Resultado Final da análise de documentos de cotas
10 e 11 de março – Confirmação de Matrícula (Ingressantes 2022.1)

16 de março – Início do semestre letivo 2022.1
04 e 05 de agosto – Confirmação de Matrícula (Ingressantes 2022.2)
12 de agosto – Início do semestre letivo 2022.2

Sobre o cadastro no SIGAA

Ingressantes  terão acesso ao SIGAA somente após a Confirmação Presencial de Matrícula, agendada para os dias 10 e 11 de março para o semestre 2022.1 e 04 e 05 de agosto para os ingressantes do Semestre 2022.2. Alunos – Acesse o formulário online (SIGAA> Cadastro de Discente > Formulário) e preencha corretamente todos os campos solicitados.

Acesso – Para acessar o SIGAA, o aluno deverá criar login e senha individuais. Na primeira visita, será necessário fazer um cadastro com dados como CPF, e-mail e data de nascimento. Atenção: o cadastro só será validado se as informações forem idênticas às da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Sobre a recepção dos Calouros

Serão 3 recepções diferentes, cada uma oferecida por instâncias diferentes e com  o objetivo de situar o aluno, mas em suas áreas respectivas.

15/03/2022 – Recepção da Secretaria do Curso (via Canal do  You Tube)

Neste dia teremos um encontro remoto muito especial e proveitoso: eu, Fábia Nascimento, a secretária do Curso, disponibilizarei um vídeo no nosso Canal do You Tube com informações que auxiliarão bastante na vida acadêmica. Falaremos sobre Aproveitamento de Estudo, a Oferta de Disciplinas, tipos de componentes do curso, entrega de atestados, solicitação de segunda chamada para provas, etc. Ao final, será disponibilizado,  via e-mail, um arquivo com slides onde estão explicados todos os processos inerentes à graduação.  O link para esse vídeo será disponibilizado via e-mail para os ingressantes de cada semestre. Geralmente faço essa recepção presencialmente, mas devido à Pandemia continuaremos no modelo remoto. Fiquem atentos.

16/03/2022 – Recepção do Centro de Humanidades

O Curso de Biblioteconomia se localiza dentro da Unidade Acadêmica  Centro de Humanidades, mais especificamente no CH II. Cada faculdade ou Centro, como é o nosso caso, faz uma recepção a fim de receber os Calouros e informar sobre o funcionamento do Campus, regras e benefícios. Provavelmente essa recepção será presencial, já que a Universidade divulgou o retorno presencial para o semestre 2021.22, a partir do dia 16/03. A programação deverá ser disponibilizada através do SIGAA e também site do Centro de Humanidades

17/03/2022 – Programação de comemoração do Dia do Bibliotecário e Recepção dos Ingressantes 2022

O evento acontecerá pelo Canal Plurissaberes  e terá início às 14 h com a apresentação dos professores do curso de Biblioteconomia, em seguida o tema “A transversalidade da biblioteca universitária” será apresentado pela profa. Dra. Áurea Montenegro, em seguida o Tema “Por que pensar a biblioteca do futuro nas ações do presente? Dez Conselhos do CRB-3 para a sustentabilidade de bibliotecas e bibliotecários” será apresentado pelo Conselho regional de Biblioteconomia CRB-3. Maiores informações no Instagram da Biblioteconomia  e no Instagram do Plurissaaberes.

18/03/2022 – Acolhimento promovido pelo Centro Acadêmico Ramiz Galvão

O evento está sendo preparado com muito carinho pelos integrantes do Centro Acadêmico, que atendem e acolhem os calouros com tanto carinho, inserindo nos grupos e esclarecendo dúvidas. Aguardem a confirmação do evento e a programação. Provavelmente esse evento será presencial. Maiores informações no Instagram do CA Cabirg_ufc

Links úteis:

Calendário Acadêmico da UFC 2022