Colação de grau 2020.2– Orientações importantes – Entrega dos documentos até 17/04/2021

Data de publicação: 6 de abril de 2021. Categoria: Notícias

Colação de grau 2020.2– Orientações importantes

Caros alunos,

Em virtude da Pandemia a UFC adotou, na maioria dos seus processos, novos protocolos a fim de preservar a saúde dos alunos, servidores, bem como de toda a comunidade acadêmica.

A Colação de Grau, desde 2020, vem sendo feita de forma remota.

Alunos com todos os requisitos cumpridos (componentes obrigatórios, optativos e atividades de monografia, complementares e de estágio) para a conclusão do curso podem colar grau, fazendo solicitação à coordenação .Não haverão solenidades presenciais, com as colações sendo efetivadas logo após o deferimento e finalização do processo na PROGRAD, inclusive a  assinatura de lista de colação de grau será realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que é o sistema utilizado pela UFC para a movimentação dos seus Processos. Cada estudante terá o acesso liberado exclusivamente para este fim e será orientado pela PROGRAD. A partir da entrega dos documentos de COLAÇÃO DE GRAU na Coordenação e envio destes para a PROGRAD,  todos os contatos referente a este assunto passam a ser tratados diretamente com a Pró-Reitoria.

Leiam atentamente as instruções

1. Verificar se cumpriu todos os componentes e se está apto para colar grau.
  2. Estar de posse da versão final do TCC em formato PDF e com ficha catalográfica.
  3. Verificar se todos os dados estão preenchidos e atualizados no SIGAA, Caso necessite de alteração ou inclusão de algum dado, o aluno deverá entrar em contato com a PROGRAD através do e-mail protocolo@prograd.ufc.br com a seguinte documentação: requerimento escolar preenchido (Link) e Documento de Identidade (RG) escaneado. Para mudar o nome, encaminhar também documento escaneado que comprove a alteração (por exemplo, certidão de casamento, averbação de divórcio, etc). Dê preferência ao formato PDF para os documentos.
  4. Enviar os documentos até dia 17/04, 17h, para a Secretaria do Curso secretariaccbufc@gmail.com em PDF, em um só arquivo (Caso já esteja escaenado anteriormente ou não souber escanear juntos, use o programa para JUntar os PDFS. Tem programa grátis. https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf)

LISTA DOS DOCUMENTOS

• Solicitação de outorga de grau 2020.2 (modelo disponível no site da biblioteconomia ) preenchida com letra bem legível. Atentar para o e-mail e telefones colocados no documento.
  • Documento de identidade com foto (um destes: carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, carteira de conselho profissional, identidade funcional expedida por órgão público, passaporte, registro nacional de estrangeiro, carteira nacional de habilitação – no caso da CNH, esta precisa ser acompanhada de cópia autenticada de documento que comprove o local de nascimento do aluno);
  • Certidão de quitação eleitoral (emitido a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE);
  • Carteira de reservista ou outro documento que comprove a quitação com o serviço militar, se o aluno for do sexo masculino;
  • Certidão “nada consta” da Biblioteca. O Sistema de Bibliotecas da UFC disponibiliza a possibilidade de usuário(a) cadastrado(a) no Sistema Pergamum, ou seja que possui senha cadastrada para realizar empréstimo nas bibliotecas, emitir on-line sua respectiva declaração. ( link)
  • Documento oficial que comprove a grafia do nome do aluno, inclusive com sinais ortográficos, caso a grafia que conste no documento de identidade com foto anexado à ficha de solicitação de outorga de grau regular esteja incorreta ou desatualizada.
  1. Em arquivos separados dos documentos de colação, enviar para o email secretariaccbufc@gmail.com a Autorizacão para disponibilizar a monografia no repositório da UFC (link), devidamente preenchida e assinada e o arquivo em PDF com a última versão do TCC já com a ficha catalográfica. Esses dois arquivos são separados. A autorização ficará na secretaria e o TCC irá para a biblioteca.
  1. Aguardar o contato da PROGRAD para as demais instruções.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

1. As instruções para assinatura da lista de colação no SEI e a senha de acesso ao sistema serão informadas aos concludentes por e-mail, após o processo ser analisado e deferido pela PROGRAD. Por isso, é imprescindível que o estudante indique na solicitação de outorga de grau regular um e-mail válido, que seja verificado constantemente.
  2. No dia determinado para a colação de grau, durante o horário estabelecido, os formandos assinam eletronicamente a lista digital. Em seguida, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, os diretores e coordenadores de curso das unidades acadêmicas envolvidas, bem como a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros, assinam a ata de colação de grau.
  3. O edital assinado pelo reitor conferindo grau aos estudantes que assinaram a lista é publicado no site da PROGRAD. Já a certidão de colação de grau é disponibilizada para emissão no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no dia útil seguinte após a colação de grau.
  4. Entrega de diplomas – 1ª Via Assim que o diploma é disponibilizado para retirada, a PROGRAD informa cada estudante pelo e-mail cadastrado no SIGAA. Para assegurar as medidas de segurança sanitária, a entrega é feita exclusivamente por agendamento pelo SIGAA.  Estudantes que precisem com urgência do diploma deverão entrar em contato, por e-mail, com o Protocolo da PROGRAD, que irá avaliar cada caso. É necessário o envio de documentos que comprovem essa necessidade. Lembramos que a Certidão de Colação de Grau pode ser emitida pelo próprio estudante por meio do SIGAA. Caso verifique que a certidão emitida via SIGAAapresenta algum dado pessoal que necessite de retificação, poderá entrar em contato com a Seção de Diplomas da Prograd, através do e-mail: dmd@prograd.ufc.br