Coletânea reúne pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação em Ciência da Informação

Data de publicação: 2 de fevereiro de 2021. Categoria: Notícias

Pesquisadores e demais interessados em Ciência da Informação têm mais uma obra da área disponível para consulta. O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará lançou, neste mês, a coletânea Ciência da Informação em Contexto, que contempla pesquisas científicas de docentes e discentes daquele Programa.

Organizada pelas professoras Virgínia Bentes Pinto e Maria Giovanna Guedes Farias, a obra foi lançada no último dia 22, em live transmitida pelo Canal Plurissaberes, da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, no Youtube.

A coletânea, publicada pela Editora Imprensa Universitária da UFC, faz parte da Coleção Estudos da Pós-Graduação e está disponível no Repositório Institucional da UFC. A obra foi selecionada pelo edital do Programa de Auxílio à Publicação de Livros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFC) para publicação nas versões e-book (já lançada) e impressa (que será publicada posteriormente).

De acordo com as organizadoras da coletânea, o trabalho é fruto das pesquisas realizadas no âmbito do PPGCI/UFC e “nasceu em um contexto de comemoração do Instituto Brasileiro de Pesquisa de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e de todos os programas de pós-graduação desta área pelos 50 anos da Ciência da Informação (CI) no Brasil”.

Os capítulos que integram a obra contemplam várias temáticas alicerçadas por teorias da área e de outros campos de saberes que dialogam com a Ciência da Informação. Com 254 páginas, a publicação é dividida em duas partes. Na primeira, o leitor terá acesso a discussões sobre temáticas relacionadas a popularização da ciência; cultura e mediação da informação; competência informacional; biblioteca comunitária; memória e estudos de usuários. Já a segunda parte abrange temas como representação da informação e do conhecimento; acessibilidade; curadoria digital e metodologia etnográfica.

A coletânea Ciência da Informação em Contexto é gratuita e está disponível para download.

Fonte: Profª Maria Giovanna Guedes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC – e-mail: mgiovannaguedes@gmail.com