Confirmação de matrícula de ingressantes no segundo semestre será em 20 e 21 de setembro

Data de publicação: 9 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

A matrícula na Universidade Federal do Ceará é realizada em duas etapas, ambas obrigatórias: solicitação de matrícula e confirmação de matrícula.

Para os ingressantes no semestre letivo 2021.2, a confirmação de matrícula ocorrerá no período de 20 a 21 de setembro e será realizada exclusivamente pela Internet.

Quem deve fazer a confirmação de matrícula

Estudantes aprovados na Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera do SISU 1º/2021 e SISU 2º/2021, além de selecionados em 1ª, 2ª e 3ª Convocações de Suplentes do SISU 1º/2021 que solicitaram/ativaram matrícula, tiveram documentação deferida e serão ingressantes em 2021.2.

Atenção! Candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência (Cotas L9, L10, L13 e L14) que ainda não foram convocados para entrevista com comissão multiprofissional também deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula.

Atenção! Candidatos a vagas reservadas a pretos, pardos e indígenas (Cotas L2, L6, L10 e L14) também deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula, mesmo que não tenham sido convocados a procedimento de heteroidentificação.

Como fazer a confirmação de matrícula

A confirmação de matrícula será realizada exclusivamente por meio do sistema informatizado da UFC, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Antes disso, você precisará fazer seu autocadastro, com dados como nome, CPF e data de nascimento.

Atenção! O cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

O passo a passo se encontra no site do SISU na UFC.

Sobre as aulas e outros recados importantes

semestre letivo terá início no dia 27 de setembro. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar melhor os estudantes sobre dias, horários, formatos (se presencial, híbrido ou remoto) e acesso às disciplinas, inclusive por meio do chat no SIGAA.

No caso do nosso curso, de Biblioteconomia, faremos uma recepção dos Calouros via Youtube, como no semestre passado, onde serão esclarecidas todas as dúvidas. Já há um vídeo com a Recepção dos Calouros que foi postado no semestre passado e haverá um vídeo complementar  para o semestre 2021.2, cujo link será enviado posteriormente por e-mail e divulgado também pelo CA nos grupos de whatsapp. Fiquem atentos.

Os ingressantes são matriculados em todas as disciplinas do primeiro semestre do seu curso. A partir do próximo, no entanto, terá que fazer você mesmo sua matrícula em disciplinas pelo SIGAA. A Oferta de disciplina dos semestres letivos fica disponível no site da Biblioteconomia.

Pelo SIGAA, você poderá se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso, além de emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, entre outros procedimentos acadêmicos que são geridos por este sistema. Além disso, o Curso de Biblioteconomia conta com o atendimento via whatsapp 33667701.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao confirmar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado quando o SIGAA for atualizado. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Se você ainda tem algum documento deferido parcialmente para regularizar, segue até o fim do semestre letivo para enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br.

Aguardamos todos vocês!