Português

Consultas médicas para estudantes de graduação presencial podem ser agendadas via SIGAA

31 de agosto de 2020

O acesso remoto à marcação de consultas médicas em clínica geral e psiquiatria na Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) já é realidade para estudantes de cursos de graduação presenciais dos campi de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará.

Desde 4 de agosto, a funcionalidade está disponível para os discentes no Módulo de Agendamento de Atendimento, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A função é a mesma que permite o agendamento de horários para a Agência de Estágios, implementado em fevereiro de 2019.

Desenvolvida pela Divisão de Sistemas de Informação (DSI) da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a ferramenta atende a uma demanda de melhoria da marcação de consultas para estudantes apresentada por médicos da CPASE durante as reuniões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2019.

Segundo a servidora Emanuella Lustosa, administradora da CPASE, a implementação do agendamento traz inúmeras vantagens. “Para os servidores da coordenadoria, diminuiu a sobrecarga de trabalho, bem como reduziu as falhas humanas. Já os estudantes não precisam mais se deslocar até a CPASE: tudo agora é feito pelo SIGAA. Se quiserem cancelar, também o fazem remotamente. Além disso, mesmo que o médico esteja com todas as vagas preenchidas, caso algum estudante faça um cancelamento, essa vaga fica imediatamente livre no sistema, garantindo uma maior disponibilidade de agendamentos à comunidade universitária”, pontua.

A administradora explica ainda que a possibilidade de agendamento remoto seria oferecida, inicialmente, como uma comodidade ao estudante. “Devido à pandemia [do novo coronavírus] e à impossibilidade de aglomeração, tornou-se um protocolo de segurança sanitária de nossa coordenadoria”, afirma.

Para conferir a disponibilidade de horários para as consultas, os alunos devem fazer login no SIGAA e clicar no menu Agendamento.

ODONTOLOGIA – O atendimento odontológico na CPASE está suspenso temporariamente devido à necessidade de reestruturação da clínica odontológica para se adequar às normas de biossegurança determinadas pelos conselhos regionais de odontologia e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em decorrência da pandemia.

SOBRE A CPASE – A Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realiza perícias oficiais, médicas e odontológicas, com o intuito de avaliar o estado de saúde do servidor docente e técnico-administrativo para o exercício de suas atividades laborais. Por ser uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), a oferta de perícia médica e odontológica se expande também aos servidores dos órgãos federais conveniados a essa unidade.

Além disso, a CPASE oferece atendimento médico e odontológico aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UFC, bem como a realização de perícia médica para fins de concessão de trancamento de matrícula ou regime especial por motivo de saúde aos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação.

VAGAS PREENCHIDAS – As vagas para consultas no mês de setembro já foram preenchidas.

Fonte: Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE) – fone: (85) 3366 7780 / e-mail: cpase.progep@ufc.br

http://www.ufc.br/noticias/14962-consultas-medicas-para-estudantes-de-graduacao-presencial-podem-ser-agendadas-via-sigaa