Português

Orientações para matrícula em Estágio Obrigatório (2020.1)

29 de outubro de 2019

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

A matrícula no Estágio só será efetivada na primeira semana de março, desde que toda a documentação esteja regularizada (contrato/termo de estágio assinado pela empresa, pela professora Cyntia Chaves e pela Agência de Estágios da UFC). Após a matrícula, será disponibilizada uma lista com o nome do professor orientador de cada estagiário. Mesmo que a professora Cyntia Chaves tenha assinado sua documentação (ou o prof. Hamilton Tabosa), isso não significa que serão eles seus orientadores.

Para regularizar sua situação de estágio, siga os seguintes passos:

1) Verifique se você cumpriu todos os prerrequisitos. Confira o programa da atividade de estágio obrigatório.
O aluno deve estar ciente do Regulamento Geral de Estágio nas modalidades Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Biblioteconomia.

2) Buscar uma instituição para a realização do estágio. O aluno pode procurar qualquer instituição da lista, segundo sua conveniência. Ver lista de instituições conveniadas.

Obs. 1: Caso o estágio obrigatório ocorra na mesma instituição na qual o aluno já realiza estágio remunerado ou trabalha na área de Biblioteconomia,  o aluno deve apresentar o Termo de Compromisso de Estágio, contrato ou carteira da trabalho e declaração das atividades desempenhadas, para que a Coordenação de Estágio avalie se suas atividades na empresa são compatíveis com a atividade de estágio curricular obrigatório, para fins de aproveitamento das atividades e da carga horária.

Obs. 2: O aluno que não entregar a documentação toda regularizada ATÉ O DIA 7 DE MARÇO, não será matriculado.

3) Elaborar, sob orientação do supervisor técnico (profissional indicado pela empresa para ser seu oriantador(a), um Plano de Estágio (veja o roteiro) onde constarão a caracterização da instituição (empresa), do setor, dos serviços prestados e das atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário. O Plano de Estágio deve ser obrigatoriamente assinado pelo orientador técnico.

4) Preencher toda a documentação necessária à realização do Estágio, dando os devidos encaminhamentos:

  1. No início do semestre, responder a este questionário e anexar o Plano de Estágio ATÉ O DIA 7 DE MARÇO. Somente será matriculado quem respondê-lo correta e completamente e dentro do prazo.
  2. Providenciar a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, que deverá ser preenchido em 4 (quatro) vias (uma para o estudante, uma para a empresa, uma para a Agência de Estágios e uma para o professor orientador). As quatro vias devem ser entregues para análise na Agência de Estágios juntamente com o comprovante de matrícula. Exige-se que haja pelo menos 30 (trinta) minutos de diferença entre o horário do estágio e o das aulas, para deslocamento do estudante.

Obs: Orientações para o orientador técnico – esse documento deve ser entregue ao orientador técnico no início do Estágio.

5) Ao final de cada mês, entregar ao seu professor orientador(a) as frequências mensais, devidamente assinadas pelo supervisor técnico.

6) Em acordo com seu orientador técnico, desenvolva um projeto para a criação de um produto, serviço ou setor ou um projeto para a melhoria de um produto, serviço ou setor já existente na instituição de estágio.

7) No final do semestre, ATÉ 19 DE JUNHO DE 2020, entregar o Relatório Final do Estágio (veja o modelo), relatando as atividades realizadas e as não realizadas (observar o que foi colocado no Plano de Estágio), suas dificuldades (se houver) e as estratégias empregadas para superá-las (se houver) e o desenvolvimento do projeto de criação ou melhoria de produto, serviço ou setor, junto com o Parecer Avaliativo do Orientador Técnico (veja o modelo). O PROJETO DE CRIAÇÃO OU MELHORIA DE PRODUTO, SERVIÇO OU SETOR DEVE ESTAR DENTRO DO RELATÓRIO FORMANDO UM ÚNICO DOCUMENTO. Tanto o relatório quanto o parecer avaliativo do orientador técnico só terão validade se estiverem assinados pelo orientador técnico.

O HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA AGÊNCIA DE ESTÁGIOS é de segunda à quinta-feira, de 08h às 17h (não fecha para almoço). O atendimento presencial (Av. da Universidade, 2853 – Benfica – térreo da Reitoria) deve ser previamente agendado. Há também atendimento por e-mail (estagios@ufc.br), Whatsapp (99158.2177), telefone (3366.7413), Instagram (@estagiosufc) e Facebook.