INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A ATIVIDADE MONOGRAFIA

Data de publicação: 29 de abril de 2021. Categoria: Notícias

No Curso de Biblioteconomia a Atividade Monografia é dividida em duas etapas, a Monografa I (HJ0063) e Monografia II (HJ0065), esta última que simboliza a finalização do trabalho acadêmico  com a Defesa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), cada uma de 48 horas, totalizando 96 horas, sendo a primeira  iniciada no 7º semestre do curso, após ter cursado a disciplina de Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Todas as informações  dessa atividade estão claramente descritas no Manual de Instrução, que  tem como objetivo orientar o estudante sobre diretrizes necessárias à elaboração e apresentação de sua monografia à banca avaliadora.  https://biblioteconomia.ufc.br/wp-content/uploads/2017/12/trabalho-de-conclusao-de-curso-manual-de-instrucao.pdf

COMO DEVO PROCEDER?

1. Leia o Manual de Instruções de Monografia
  2. Procure junto aos professores do curso um orientador dentre aqueles docentes que desenvolvem pesquisa ou têm interesse acadêmico no tema escolhido por você para o seu trabalho.  O e-mail de todos os professores do DCINF está no site dcinf.ufc.br
  3. No período de matrícula do Calendário Acadêmico, solicitar no SIGAA a matrícula e, no período descrito no Calendário da Coordenação, entregar o Termo de Orientação de Monografia, devidamente assinado pelo Aluno e orientador . Isso fará com que a Coordenação confirme a sua matrícula.
  4. Esse processo de matrícula e confirmação se repetirá na Monografia II, todavia, o aluno só deverá se matricular em Monografia II se estiver apto a fazer a defesa naquela semestre, ou seja, deve ter cumprido todos os componentes do curso (atividades, disciplinas obrigatórias e optativas) ou, pelo menos, estar matriculado em todas. Caso ele não cumpra todos os componentes, não poderá agendar a defesa e o professor terá que reprová-lo. Então o aluno terá que se matricular novamente no semestre seguinte.
  5. O aluno estando matriculado, deverá cumprir as atividades dadas pelo orientador até a conclusão do TCC. Para agendar a DEFESA, deverá enviar o Formulário de solicitação de composição de banca de monografia para a secretaria, depois de confirmada a disponibilidade da banca para a data e hora escolhidas, documento este devidamente assinado pelo orientador. Após a Defesa o aluno terá o prazo máximo de 10 dias para retorno à Banca do TCC com as mudanças sugeridas pela mesma. Os dados da Banca devem constar também no corpo do e-mail.
  6. O TCC corrigido e com a ficha catalográfica deverá ser enviado para a secretaria do Curso (secretariaccbufc@gmail.com) juntamente com a Autorizacao para disponibilizar a monografia no repositório da UFC  no mesmo e-mail em que serão enviados os documentos para a colação de grau, respeitando a data constante no Calendário da Coordenação.

Lembramos que estamos em trabalho remoto, portanto todos os documentos descritos devem ser enviados para o e-mail da secretaria do Curso secretariaccbufc@gmail.com