VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE, 25 a 29/05/2020

Data de publicação: 9 de janeiro de 2020. Categoria: Notícias

Desde 2009, o Departamento de Ciências da Informação, conjuntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC), a Universidade Federal do Ceará e o o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da UFC (NUTEDS/FAMED/UFC), organizam a cada dois anos, o Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). O seminário traz em seu escopo a filosofia da interdisciplinaridade, principalmente, entre as áreas da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ciências da Saúde e Tecnologias digitais de Informação e de Comunicação. A VI edição do SINFORGEDS ocorrerá no período de 25 a 29 de maio de 2020, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O tema central do evento está focado na “Representação, tecnologia digital e mediação da informação: células para o auto-cuidado em saúde do sujeito empoderado”.

O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação, Administração, Antropologia, Tecnologias Digitais de Informação, Psicologia, Comunicação e demais interessados nessas temáticas. Ademais, traz outros olhares concernentes as práticas integrativas e complementares nos cuidados da saúde do individuo e proporciona intercâmbios profissionais e acadêmicos que, certamente, poderão se configurar em parcerias frutíferas entre as áreas envolvidas e despertar para o autocuidado do cidadão. Os objetivos do VI SINFORGEDS são, entre outros:

a) Refletir sobre o papel da representação da informação mediada pelas tecnologias digitais na perspectiva da mediação e do acesso ao conhecimento registrado e a autonomia no âmbito da saúde coletiva;
b) Possibilitar discussões e ações interdisciplinares entre Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Tecnologias Digitais e Nanotecnologia para avançar as pesquisas e ações práticas para a promoção da saúde;
c) Refletir sobre a codificação (indexação), visando a representação e organização da informação e do conhecimento na perspectiva da governança, gestão eletrônica e preservação de prontuários do paciente;
d) Capacitar os participantes, por meio de oficinas voltadas à codificação (indexação) de prontuários do paciente, E-Informação para a saúde, EAD, gestão eletrônica em Serviços de Arquivos Médicos e Estatística.

A programação contará com conferências, mesas de debate, apresentação de comunicações orais, exposição de painéis e realização de oficinas nas seguintes temáticas:
– Acesso à informação biológica e às tecnologias digitais a serviço da vida: bioéticos e impactos na descoberta de genes associados às doenças.
– Ciência da informação, ciências da saúde e nanotecnologia: interdisciplinaridade em prol da vida.
– Representação da informação, governança e gestão eletrônica de arquivos de documentação sanitária.
– E-Saúde, acesso à informação e EAD: dispositivos de competência e mediação para a saúde do cidadão.
– Práticas Integrativas e complementares nos cuidados da saúde do indivíduo.